sexta-feira, 18 de março de 2011

Tabernáculo - Parte I


 No meio da caminhada no deserto rumo à terra prometida, Deus orientou a confecção do tabernáculo. (Exodo 25.) Este tinha algumas características:

No tabernáculo manifestava-se a glória de Deus;
Era conhecido como tabernáculo do testemunho;
Era móvel;
Era dividido em duas partes: o Santíssimo e o lugar Santo.

O tabernáculo simboliza a obra redentora, pois nele eram oferecidos os sacrifícios dos animais para a restauração da comunhão para com Deus. Mas vemos aqui em especial uma representação do homem. Sim, o homem sempre foi o foco, o objeto central da Obra de Deus.

Assim como o tabernáculo no antigo testamento, vemos que estas características continuam presentes na vida do homem. Carregamos em nós a glória do Senhor; Jesus disse que Ele era a luz do mundo. Essa luz  reflete em nossas vidas, naqueles que são servos do Senhor. Jesus deu a nós “poderes” para falar noutras línguas, curar, etc. Enfim, a glória do Senhor repousa hoje sobre o Seu povo.

Somos hoje o testemunho da obra do Senhor.  Jesus disse que seríamos suas testemunhas  até aos confins da terra. Carregamos hoje a obra de Deus. Isso não é pouco, é muito. Somos Seu testemunho, afinal de contas, fomos criados à imagem e semelhança do Senhor, e se o pecado nos tirou parte desta semelhança, o sangue de Jesus nos resgatou novamente.

Mas isso não é válido somente para o ministério. Sabe aquele colégio que você foi para estudar? Ou aquela troca de emprego ou de local de trabalho repentina? Nada na presença do Senhor é por acaso. Somos movidos segundo a direção do Espirito Santo para o melhor da obra do Senhor.

Por ultimo, o tabernáculo era dividido em duas partes sendo uma que todos podiam ver e outra que ninguém acessava, com exceção do sacerdote. O homem é assim, o seu exterior é aquilo que todos vêem. Sobre isso não há muito o que falar. Mas o mais importante é a parte que ninguém acessa, seu coração. Lá, tem que estar contida a arca do concerto, simbolicamente a presença da trindade. Se isso não está presente, logo o tabernáculo perdeu seu valor. A outra lição é a presença do sacerdote. A Bíblia diz que Jesus é o sumo sacerdote. Ele é que entra no coração do homem, apresenta o sacrifício (Ele próprio) e faz com que haja o restabelecimento da comunhão do homem com Deus.

Assim sendo, vemos a representação da salvação na vida do homem nesta primeira etapa do tabernáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário