segunda-feira, 21 de março de 2011

Tabernáculo - Parte II


Em continuação ao livro de Êxodo encontramos no livro de Levítico uma nova citação do Tabernáculo. Desta vez,  Deus institui a Festa dos Tabernáculos.

Era uma das festas mais populares do povo de Israel. Esta festa trazia lembrança ao povo durante o período em que Israel, após sair do Egito, viveu em cabanas e teve como referência no meio do deserto o Tabernáculo.

Resumidamente, o povo vinha de todo o país e concentrava-se ao redor de Jerusalém (Após a entrada do povo na terra prometida). Construíam cabanas feitas de folhas de palmeiras, cítricos, etc, e ficavam ali durante sete dias, quando então entravam na cidade de Jerusalém. Por si só, esta história revela profeticamente a esperança de um povo que aguarda ansiosamente o dia da entrada na Jerusalém Celestial. Enquanto isso, vamos “tabernaculando” nesta vida. Como as cabanas ao redor de Jerusalém somos nós, alguns se conservam mais, outras rapidamente se deterioravam. Uns vivem mais, outros menos, algumas cabanas são boas e fáceis de lidar, há outras que sempre parecem estar revestidas de cítricos, tendo sempre um espinho para machucar o próximo.

Na primeira parte vemos o entendimento de salvação quando Jesus entra no coração do homem. Na parte dois o entendimento se estende. O homem começa a desejar a terra prometida, a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário