quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dá-nos um rei


I Sm 08,05b 
constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

Ser “diferente” é normal para quem é servo de Deus. Mas Israel quis ser igual as outras nações. Pediram um rei. Abriram mão de viver em uma teocracia para ser o que todos eram.

Deus então providencia vários reis. Alguns melhores, outros em seu próprio arbítrio andaram em caminhos distantes do projeto. Mas entre bons e ruins, foram insuficientes....
Deus envia então o Rei perfeito, Jesus! Israel o rejeitou. Preferiram Barrabás. Preferiram sua religião.

O homem de hoje faz o mesmo. Abrem mão do governo de Deus, descartam o Rei e pedem um rei...ou se fazem rei...Eu sou, eu faço, eu aconteço!
Existem aqueles que preferem:
Um rei tecnológico que supra o vazio do coração do homem. Que mantenha as expectativas do novo, do melhor.
Um rei político,econômico e o pior de todos; um rei religioso: que fale manso e suave e aquilo que eu quero ouvir (não o que preciso), que me dê cargos, que se emocione, chore, sorria, grite, “cure”, me diga que prosperarei, que como um rei faça do povo súditos, que seja manipulador, etc.

Temos o que pedimos. Quem é seu rei???

2 comentários:

  1. Perfeito! Temos o que pedimos...e a tendência do ser humano é sempre pro pior! Muitos veem com os olhos da carne quando deveriam olhar as coisas com os olhos do Espírito! E devido á esse fato, queremos coisas que encham nossos olhos...mas esquecemos que simples e (maravilhosas!) são as coisas do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. A concuspiciencia dos olhos leva o homem a escolher um rei errado.

    ResponderExcluir