sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O cuidado do Senhor


I Rs 19, 05-07

5: E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6: E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7: E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Elias estava em um deserto. Uma figura profética do homem sem Deus, pois assim como aquele que está no deserto não tem alimento, água para o refrigério, proteção, assim vive o homem no deserto do mundo.
Elias então deita-se debaixo de um zimbro e adormece. Igual o homem de hoje, dormindo para as coisas do Senhor, acomodado no sono e tendo como proteção das intempéries: um zimbro. (zimbro: pequeno arbusto característico do deserto)...só que neste momento, Elias vai ter uma maravilhosa experiência: ver um anjo que vai te dar água e pão. Que maravilha é o dia que o homem acorda do seu sono espiritual e tem uma experiência com o Senhor. Ele vê a ministração dos anjos, o refrigério do Senhor na sua vida (água), começa a se alimentar da Palavra Revelada, o Pão vivo que desceu do céu. Pronto, tornou-se um servo de Deus. Porém a luta ainda não foi embora, Jezabel continua atrás para matá-lo, e Elias volta a dormir. As vezes é assim, teve uma boa experiência, mas no coração, a luta ainda está lá, a mágoa com o irmão, o problema com o vizinho, a esposa que não acompanha para a igreja, e o que era uma experiência maravilhosa vai morrendo, vai esfriando e dorme de novo. Quantos não estão nesta situação? É por isso que tem vezes que o Senhor nos aborda de forma diferente, podemos até pensar: mas que Palavra dura Senhor? Está me dizendo que meu caminho ainda é longo? Eu quero saber que dia minha luta vai acabar... Deus permitiu o espinho na vida de Paulo. Ás vezes permite passarmos por certas situações que nos fazem entender que se ficarmos parados o inimigo vai nos alcançar e a única forma de escaparmos é levantar, alimentar daquilo que o Senhor tem preparado para nós e andarmos rumo a eternidade.

2 comentários:

  1. Verdade, as vezes não compreendemos a maneira que o ensinamento vem de Deus, os Livramentos, as Mensagens, os Alertas, a "más" experiências nos ensinam a rever nosso conceitos e faz com que nós nos submetamos a fé, não é uma tarefa fácil, quando coisas ruins acontecem, nós como, seres humanos, apenas reclamamos, mas o que devemos fazer é tirar proveito, adquirir experiência, "retei o que é bom" não é?
    abraços!

    Eliakim Gomes,

    ResponderExcluir
  2. Chama a atenção também o fato de, depois de fazer uma segunda refeição na mesa posta pelo Senhor, Elias caminhar por 40 dias. Era muita energia disponibilizada pelo Senhor para ele, não podia ser desperdiçada com uma soneca. Hoje também, quanta energia vinda de Deus não temos nós desperdiçado também, com nosso comodismo? Abraço.

    ResponderExcluir