segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Segredo da Vitória.

Imaginemos quando o povo de Israel atravessou o Rio Jordão a passos secos. Iam passando pelo leito do rio e observando aquela grande coluna de água. Não era uma coluna tão grande quanto o mar vermelho que outrora ficara para trás, mas era tão assustador quanto. Se a água deixasse de ser contida por aquela força invisível, quem estivesse passando naquele momento não sobreviveria. Talvez no pensamento do Hebreu, mais do que a lembrança (certamente contada pelos seus ascendentes e lembrada por Josué e Calebe) da coluna de água do mar vermelho, imaginava agora com terror o fechamento das águas sobre os egípcios. E se acontecesse agora? No momento que estou passando? Terminarei meus dias assim?
Poderia ainda se lembrar do momento que Deus ordenou que fossem a guerra. O Senhor disse que deveriam se santificar. O povo foi a guerra e voltou derrotado. Motivo: havia pecado entre o povo. Passar o rio trazia esta mesma lembrança: e se no momento que estivesse passando, houver alguém em pecado? Deus havia dito que deveriam santificar para ver as maravilhas de Deus. A ausência de santidade era o veredito de verem juízo.
Independentemente da pouca fé do povo ou ainda quem sabe do risco de algum israelita estar em pecado, houve naquele dia um grande segredo daquela vitória. A arca. Sim, a arca. Ela era a representação da trindade e no momento da travessia do Rio Jordão a arca estava posicionada no meio do rio, como se sua presença segurasse toda aquele “multidão” de água.
O segredo da nossa vitória está em passar por um caminho que o adversário não previu e nem conhece. Quando todos imaginávamos que estávamos derrotados, eis que surge um novo e vivo caminho. Diferente. Ilógico e irracional. Madrugadas, jejuns, louvor, palavra, clamor pelo sangue de Jesus, consulta a Palavra, oração, enfim, meios que nos levam a caminhos “alternativos” que ninguém ainda provou, mas que somente o povo de Deus conhece.
Por derradeiro, caminhos novos são boas alternativas, mas nem sempre são viáveis e podem inclusive ser perigosos. Para vencer estes novos desafios, precisamos da arca. Precisamos da presença da trindade na nossa vida. Nestes últimos dias em que a ciência e tecnologia se multiplicam, multiplicam-se também a maldade e por consequência nossos problemas. As vezes parece que nos vemos cercados. O segredo da vitória e trazer o Senhor para dentro do nosso problema. A água do rio Jordão nunca, jamais, de forma alguma, nem por uma gota ousaria descer e molhar o pé de um hebreu. Para isso a natureza parou e curvou-se a glória e majestade do Senhor. Deus não conhece derrota. Como então a água afogaria sua representação ali naquele rio? Se conseguirmos trazer para nossa vida a presença do Senhor, não seremos envergonhados. Precisamos que Deus faça parte do nosso problema. Temos que trazer Deus para dentro do nosso lar, do nosso casamento, do nosso trabalho, temos que clamar pela presença de Deus nos nossos cultos, nas nossas igrejas, porque este é o segredo da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário