segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pão Sagrado



Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor. I Sm 21:06

Vemos que entre a unção de Davi e a posse do reino, se passou um grande intervalo de tempo. Nesse lapso, o filho de Jessé viveu um período de muitas lutas.

Davi fugia de Saul. Como a fuga foi rápida não teve como levar alimento e nem armas. Com fome, ele vai até o sacerdote e pergunta se lá havia algo para comer e a resposta é imediata: “Aqui não temos pão comum, apenas pão sagrado”.

Grande semelhança há entre Davi e nós, que também fomos eleitos por Deus, chamados e escolhidos para o reino dos céus, mas que ainda aqui, enquanto esse dia não chega, estamos cercados de lutas e fugimos muitas vezes de vários inimigos; tristeza, decepção, angústia, medo, etc.

Mas enquanto fugia, Davi buscou um lugar pra se alimentar e foi recebido pelo sacerdote. Nós também nos momentos de aflição temos um refugio na presença do Senhor. Que bom é quando perguntamos como Davi: “há alguma coisa pra comer”? E a resposta é: “Pão comum não temos, mas pão sagrado temos”. Na casa do Senhor o único e suficiente alimento é o Senhor Jesus. Veja que o texto diz que o pão foi retirado da presença do Senhor para dar a Davi. Isso também aconteceu; para que o pão fosse servido a nós, Ele (o Pão da Vida), estava na Glória e saiu do Pai para vir a este mundo morrer por nós. Por isso mesmo, a Palavra o chama de “o Pão Vivo que desceu do Céu!”

Davi, depois de se alimentar ficou com ânimo pra batalha e fez uma pergunta: “tem alguma espada”? E o sacerdote disse: “aqui não temos espada a não ser a que você matou Golias”. Quando nos alimentos de Jesus o ânimo volta e descobrimos que a arma que nos deu vitória no passado continua a nossa disposição, a Palavra continua sendo revelada, a oração continua a nossa disposição, o jejum, as madrugadas e como “Golias” caiu, outros cairão.


Saul dava um banquete na festa da lua nova e ele esperava por Davi por querer matá-lo na festa, mais a Palavra diz que a cadeira de Davi estava vazia. Há um banquete de morte para o qual fomos chamados, mais nossa cadeira está vazia porque estamos assentados a mesa do nosso Senhor.

Contribuição: Thiago - JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário