sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Três escolhas para os sinais

Êxodo - Capítulo 9: 20 Quem dos servos de Faraó temia a palavra do SENHOR, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;


A saída do povo Hebreu do Egito é um acontecimento maravilhoso que figura o arrebatamento da igreja. Alguns fatos que a bíblia registra sobre este assunto nos chamam atenção. A ver:

No texto acima, servos de Faraó ao observarem os ditos de Moisés e Arão, passam a dar credibilidade a suas palavras e a cumprir as revelações. Ao fazerem isso, preservaram seus servos e seu gado. Podemos perceber então a grande diferença do projeto de Deus para a igreja fiel e o projeto daqueles que não tem um compromisso com Deus. As pragas (para o Egito), maravilhas (para os Hebreus) eram sinais notórios do poder de Deus manifesto entre o povo, porém, para os Hebreus os sinais serviam para a saída daquele lugar, para os egípcios eram apenas sinais.

Os sinais que hoje Deus tem feito no meio da sua igreja servem para confirmar ao povo do Senhor que este não é nosso lugar. Estamos sendo preparados para sair desta terra e morarmos na terra prometida (eternidade). Assim como os egípcios usaram a palavra para salvar bens materiais, hoje também muitos religiosos tem usado da palavra, do nome de Deus, para aumentar o material. Só que tem uma diferença: o egípcio não vai sair. Seu compromisso é com o Egito, com as coisas deste mundo. Os sinais estão aí. Eu e você podemos fazer três escolhas: ignorá-los como fez Faraó. Obedecer pensando no material, como alguns servos de Faraó ou encher nosso coração de fé e prepararmos para a saída. Da primeira praga até a última, se passaram poucos dias. É tempo do breve!

4 comentários:

  1. Cuidar do material parece ser algo que vai contra a busca da eternidade. Como dito, "o egípcio não vai sair", por cuidar das coisas desse mundo.

    Mas temos visto líderes religiosos e sacerdotes que, apesar de pregarem a eternidade, possuem grandes bens materiais e altas rendas, e ainda estão em busca de mais bens materiais.

    Ou seja, eles pregam uma coisa e buscam outra. Muitos pregam a humildade para que, creio eu, fiéis fiquem debaixo dos pés deles, dominados por eles, manipulados por eles. Enquanto eles estão no numa posição de poder, de domínio, pregando um fardo que eles mesmos não carregam e não vivem.

    Com a desculpa de que é errado ter bens, eles induzem o povo a viver numa vida que eles mesmos não aceitam viver. Eles querem a vitória financeira, um bom salário etc, mas pregam pro povo uma vida de derrota, como se nesse mundo fosse possível a gente viver sem bens materiais. Ora, se eu não tenho dinheiro, eu não pago minha conta de luz, aluguel etc. O próprio Senhor Jesus usou um veículo (jumentinho) para se locomover e descansar os pés da dura caminhada. O óleo da butija transbordou, claro que existe um significado espiritual, mas era também uma necessidade física de benção material para a sobrevivência no momento.

    Porém, pra mim, não há maior interesse material que buscar a Eternidade, pois esta é a maior prosperidade que se pode alcançar na face dessa Terra. Vejo a Eternidade como algo muito material mesmo, algo muito real, porque apesar de eu não ver, eu creio.

    Outra coisa, eu sou um interesseiro, pois vou a Deus com muito interesse nessa salvação que Ele oferece, porque creio que morar com Ele será a maior honra que posso ter e não quero perder isso. Sei que não tenho nada pra Lhe oferecer, mas quero muito esse grande tesouro que Ele tem pra me dar.

    Idiota é quem vai a Ele se interessando só pelas coisas deste mundo, porque isso acaba. Eu quero bens materiais desse mundo pra minha necessidade física, que é real, mas sou um grande interesseiro em obter essa gloriosa Salvação. Não posso ser um hipócrita de falar que não quero materiais terrenos e nem de falar que não sou um interesseiro. Sou muito interesseiro sim, nesta Salvação do meu Grandioso Rei Jesus.


    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo;

    O que você descreveu é um fato. Vemos líderes se enriquecendo às custas do povo humilde, abusando e usurpando a fé alheia. Mas vejo o problema por um outro viés. O que ocorre muito hoje são as campanhas para enriquecimento. O crente tem que ser rico, afinal de contas, pobreza é coisa do inimigo.

    Antigamente, após se converter, a única preocupação do crente era ser batizado com o Espírito Santo e ser cheio da graça de Deus. Ser usado poderosamente por Ele. Hoje, a preocupação é prosperar.

    Uma coisa não anula a outra. Podemos ser cheios do poder de Deus e alcançar prosperidade aqui nesta vida. Não há nada demais nisso.

    Mas vejo que essa super valoração do material tem enchido crentes de agonia, tristeza, depressão e até mesmo exclusão dentro dos grupos. Ser pobre virou motivo de não ser fiel, de não ser abençoado.

    Se pobreza fosse sinal de ausência da benção, coitado dos profetas.

    Que Deus nos abençoe e que possamos a cada dia Amá-Lo mais pelo que Ele fez por nós e não somente pelo que Ele nos deu de material, pois como bem colocado, o material passa.

    ResponderExcluir
  3. APDSJ IRMÃOS

    Concordo plenamente com essa mensagem porque ela é real nos acontecimentos dos nossos dias. A soberba; vaidade; mentira e injustiça já estão presentes até mesmo nos centros religiosos. Pessoas com aparência de servo mas, que na verdade no seu interior não agem como servos. Existe alguns joios no poder e muitos trigos na submissão. Assim como aconteceu no passado. A prática de falar as escondidas e fazer uso de uma balança enganosa é comum nos nossos dias. Mas, o que nos conforta é que Deus abomina tudo isso e, não ficarão impunes os que tais coisas praticam. Sl. 101:5 e Pv. 11:1
    Precisamos estar atento aos sinais e não descuidar jamais de nossas escolhas. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. E o nosso coração deve estar sempre confiado no Senhor Jesus.
    Todos os dias somos condicionados a fazer escolhas. E hoje não foi diferente, mas devemos permanecer na mesma posição do servo Josué, que disse: "...Porém, Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Js. 24:15

    A paz do Senhor e uma excelente escolha a Todos.

    Marcos Leonis - Ubá

    ResponderExcluir
  4. ApdSenhor

    De fato há uma mistura muito grande entre joio e trigo. Mas Jesus já havia nos advertido sobre isso. Interessante que joio e trigo serão separados no juízo final.

    Algumas coisas dá pra separar por aqui mesmo, na própria sabedoria, pela Palavra ou ainda através de dons espirituais, mas tem coisas, que somente o ceifeiro pode fazer.

    Enquanto não ocorre a colheita final, oremos para sermos preservados.

    abs

    ResponderExcluir