terça-feira, 1 de outubro de 2013

Em que grupo você está?


Na multiplicação dos pães e peixes dois grupos ficaram marcados por suas atitudes. Um grupo sentou-se a relva do campo e esperou pelo alimento. Há aqueles hoje que sentam-se confortavelmente na frente de uma televisão ou nos bancos das igrejas e esperam. Não é deste grupo que queremos tratar.

O outro grupo era dos discípulos. Ao esquecerem a péssima ideia que haviam planejado (despedir a multidão), logo se voltam ao Mestre e começam a obedecê-Lo. Primeiro entregam a Ele o pouco que tinham (cinco pães e dois pexes), logo em seguida, distribuíram aquilo que o Senhor estava a multiplicar.

Enquanto saíam a entregar o alimento poderiam escutar: “Oh Pedro, volta aqui, você me deixou sem comida! Eu queria ter recebido pão e peixe do João, ele serve com muito mais amor! Até peguei um pouco de alimento daquele tal Levi, mas não vou com a cara dele!”. Entre as várias manifestações, não se deixaram abater por elogios ou críticas, afinal de contas, os elogios não os serviam, pois o milagre vinha de Jesus e as críticas não os afetavam, pois estavam maravilhados com a multiplicação.

Quem estava perto de Jesus viu o que foi feito. Viu que com tão pouco o Senhor fez fartura. Quem longe estava, talvez não teve a mesma visão e ao receber o pão e o peixe, não percebeu que estava diante de um milagre, assim, comeu e logo depois, foi embora.

Aqueles que estão próximos do Mestre, trabalhando ao Seu comando, tem visto e vivido o milagre. Entregamos a Deus o pouco que temos; nosso tempo, nossa aptidão e ficamos admirados como com tão pouco (com uma mensagem tão limitada, uma assistência tão falha, um louvor que deixa tanto a desejar), Jesus tem feito muito, multiplicado e alimentado tanta gente.

Ao término do serviço, ficou para cada um dos discípulos uma porção excelente. Quem está perto tem visto o milagre. Não tem se abatido. Hoje podemos escolher em que grupo estaremos. Assistir assentados ou trabalhar para Jesus; em que grupo você está?  

6 comentários:

  1. É sem dúvida alguma um ótimo texto bíblico. Oxalá! se todos obtivéssemos o entendimento da nossa necessidade constante das Santas Letras Sagradas. O que é triste e desesperador, principalmente em muitos meios evangélicos, é a apatia quanto a preciosa Escritura. Jonathan Edwards já pronunciava a muito tempo a respeito da Bíblia: ou este Livro te afasta do Pecado ou o pecado te afasta desse livros.

    Graça e Paz! Mano....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, há algum tempo eu escutei esta grande verdade "ou este Livro te afasta do Pecado ou o pecado te afasta desse livros." Por si só, tal afirmação daria uma postagem.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. É uma honra poder servi-lo! Um dia sentiremos mais prazer em servi ao próximo do que em nosso próprio individualismo. Seremos assim como ELe é!

      Graça e Paz!

      Excluir
  2. Temos que está sempre ao lado do pai. Nós somos tão limitados assim como os doze e erraram mesmo estando ao lado de JESUS nem quero pensar no que seria de nós longe dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro;

      Nesta última hora, temos que estar perto. Afastar-se é um erro terrível e perigoso.

      abs

      Excluir