quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cajado ou Serpente




X





E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Ex 04, 02 e 03

A Bíblia é um livro extremamente interessante que usa figuras para falar com o homem. Olha a gente ali na mão de Moisés...

O homem enquanto está nas mãos do Senhor ele é algo útil. Serve para suporte, direção, cuidar das ovelhas entre outras funções. Serve até para fazer proezas que não são da sua natureza, uma vez que, quando Deus iria operar sempre dizia para Moisés estender o seu cajado e a maravilha acontecia. Jesus disse que seus servos fariam proezas maiores do que as que eles viram durante Seu ministério.

Mas o homem fora das mãos do Senhor...

Lançado na terra, andando por esta vida sem a presença do Senhor torna-se uma serpente. Algo sem serventia para o mundo espiritual, algo perigoso, que fere, que destila veneno.

Agora podemos escolher o que queremos ser, uma benção nas mãos do Senhor ou uma serpente representando a obra do adversário.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A dívida do homem

 
Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho. Provérbios 11:15a

Ouvi esta mensagem pregada por um amigo e acho que vale a pena compartilhar...

O homem tem uma dívida que é impagável; a dívida do pecado.
O credor desta dívida quer a todo momento cobrá-la, executando sobre o homem o juízo da morte.

Dizem por aí que o começo do fim de uma amizade começa com a assinatura do contrato de fiança. Verdade entre os homens, mentira para com Deus.

Vendo a difícil situação em que nos encontrávamos, Jesus foi fiador da nossa dívida e como não conseguimos pagá-la, vendo ao contrário que a cada dia mais nos endividávamos, o Senhor desceu das mansões celestiais e pagou com sangue inocente o que devíamos. Por isso, conforme mostra o texto, sofreu severamente. Ao subir no Gólgota, levou nossa cruz, nossos pecados, nossas lutas e enfermidades. Foi ferido de Deus. Zombado, humilhado, transpassado.

Talvez você e eu (se eu tivesse dinheiro pra isso..hehe), poderíamos ser fiadores de algum parente (com exceção da sogra...rssrrsr) ou algum bom amigo. Nunca aceitaríamos ser o fiador de um desconhecido. Aqui o amor do Senhor se mostra incondicional. Ele foi fiador dos estranhos. Nosso fiador, dos gentílicos, aqueles que não tinham direito a benção, mas agora, tendo a dívida paga, podemos glorificar ao Senhor pois a morte não mais prevalecerá sobre nós, antes, fomos comprados para a vida eterna em Cristo Jesus.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O chamado de Levi


E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
Marcos 2:13-14

Ao que parece, Levi trabalhava na Alfândega marítima. Sentado ali naquele lugar, provavelmente viu passar por si toda sorte de mercadorias. Com certeza viu muita coisa ruim entrar em seu país mas tinha que obedecer as leis e nada podia fazer (nem tudo que é ruim é ilegal). Essa era sua vida, fiscalizar aquilo que vinha do mar.

O mar do mundo oferece muita coisa ao homem. Enquanto ele (o homem) não conhece ao Senhor, fica somente fiscalizando aquilo que vem do mar e pode ou não entrar na sua vida. O problema é que o sistema (alá tropa de elite) acaba sendo maior e muita coisa entra até mesmo sem que o homem queira. De repente o homem se vê tomado, invadido pelo mundo. Está ali, sentado, imóvel, imerso no pecado e não tem como mais sair.

Só que aparece um personagem na vida de Levi que tem poder até sobre o mar. Este é Jesus, que disse apenas uma palavra a Levi e foi suficiente para tirá-lo daquela situação: segue-me. Não foi necessário muita conversa, nem despedidas. O mar não tinha nada para oferecer a Levi que o atraísse. Nada mais preenchia seu coração. O “segue-me” de Jesus era suficiente e maior.

É exatamente isso que Jesus fez conosco. Nos chamou e aprouve a nós obedecermos. Há ainda alguns que relutam ao chamado, (como fez o jovem rico), outros parecem apresentar condições para seguir ao mestre. Mas para nós, que entendemos o segue-me, melhor é servir ao Senhor. Agora a alfândega da nossa vida não mais toma conta do mar. Vivemos nos limites do Espírito Santo. É Ele quem agora vai dizer o que pode ou não entrar na nossa vida.

Izabela, Niteroi/RJ

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O resgate do homem


Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão. Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã. Gn 14, 13-14.


Ló vivia tranquilo dentro do reino de Sodoma, guardado por cinco reinos, até o dia em que foi levado cativo pela confederação de quatro reis. Ocorre que, cativo com os outros reis ou permanecendo em Sodoma, aquele não era o lugar para Ló, uma vez que alguns capítulos depois, Deus destruiria a cidade de Sodoma e Gomorra.

Essa é a história do homem, que encontra-se sob o domínio do rei deste mundo (inimigo). Lá, no mundo, o homem se sente protegido, guardado por seus valores, família, religião, dinheiro. O homem nunca conta que uma força aparentemente menor (quatro reis), pode desestabilizá-lo (desemprego, enfermidade, etc), mas no final, tanto faz se o homem está bem ou mal servindo ao rei do mundo, Deus não tem um projeto para ele lá.

Diz a bíblia que UM QUE ESCAPOU veio a a Abrão e lhe contou que Ló foi levado cativo. Abrão então junta os criados da sua casa e traz Ló, sua família e fazenda de volta. Esse que escapou nos fala da pessoa do Senhor Jesus que veio a este mundo e venceu a morte por nós, escapou do domínio do pecado, do rei deste mundo e hoje Ele vem e diz ao Espírito Santo (Abrão) que o homem está cativo. Interessante que Ló ficou no meio de uma guerra de reis. Quando Jesus veio, sua luta foi muito maior, porque a Palavra diz que os reis de uniram contra ele, (amizade entre Pilatos e Herodes).


O Espírito Santo então vai atrás do homem e o trás de volta. O trás para onde o homem jamais deveria ter saído, para a presença do Senhor. Um detalhe interessante: Abrão não juntou soldados para fazer a guerra, ele pegou os criados da casa. Na guerra para o resgate da alma do homem, o Espírito Santo conta com a igreja fiel, com os servos, criados dentro da casa.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O jugo de Jesus

Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Lm 03,27

Ainda pequenos somos provados a tomar uma série de decisões que vão mudar nossa vida. Escolhemos uma “boa” religião, uma profissão, um casamento, um time de futebol...
Nessas escolhas tendemos a muitos erros, afinal de contas, enquanto moços, não temos a maturidade da vida e ainda que a tivéssemos, não conhecemos o amanhã, assim escolhemos muitas coisas erradas, como por exemplo, uma religião, uma profissão frustante e alguns escolhem até torcer para o Vasco, mas isso já é outra história...(risos).

Fato é que o Senhor não nos desamparou para essas escolhas. Ele está presente. Ele é Emanuel, Deus conosco! Jesus durante seu ministério disse: Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt 11:30

Aqui a mensagem começa a ficar mais interessante. Jugo é a canga utilizado nos bois para puxarem o arado ou o carro de forma que andem uníssonos. Pois bem, no livro de apocalipse, vemos uma das figuras proféticas de Jesus: “... e o segundo animal semelhante a um bezerro, ...”. Apocalipse 4:7.

Jesus se fez homem para ser o nosso amigo, Aquele que sempre estará disposto a andar do nosso lado. Se aprouve ao Espírito Santo deixar registrado no Antigo Testamento um elemento que nos identificaria em figura como um bezerro, o mesmo Espírito faz questão de registrar no último livro da Bíblia que temos uma figura semelhante e perfeita; Jesus. O Senhor colocou em nós uma canga, SUA PALAVRA, algo que nos liga a Ele, que nos prende ao Senhor. Um jugo leve e suave. Enquanto tivermos ligados ao Senhor, podemos confiar, sempre estaremos andando no caminho certo, seguro e podemos tomar nossas decisões tranquilos, pois o Senhor estará conosco.




O homem quando se deixa guiar por outro homem acontece o que vocês estão vendo na foto...rsrsr

Mensagem sugerida pelo irmão Thiago – Juiz de Fora / MG.

Fotos: libertosdoopressor.blogspot.com
aivamentes.blogspot.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Três lições em Jó




Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Jó 42:1
Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.Jó 42:7

Durante algum tempo fiquei fritando meus neurônios pensando qual seria a primeira mensagem do ano que postaria no blog. Cheguei a esta mensagem com três lições para nós...
Todos os anos, normalmente começamos com muitas promessas (quase todas não cumpridas no final). É a dieta, os exercícios físicos, trocar o carro, etc. Eu sei que não é o primeiro dia do ano mas nunca é tarde para fazermos um bom “acerto” com Deus.

Após vários capítulos entre lamentações de Jó e tentativas de alentos e explicações por parte de seus amigos, do capítulo 38 em diante, Deus vai falar e vai mudar o cativeiro de Jó. No primeiro verso do cap 42, vemos Jó conversando com Deus e admitindo seus erros.
1ª lição: precisamos falar mais com Deus, orar mais, questionar menos. Se Jó tivesse orado mais ao invés de reclamar tanto, talvez sua luta tivesse sido abreviada. Orando, que possamos ter a humildade que Jó teve e reconhecer nossos erros. Nós não podemos nos tratar como vítimas da ira de Deus. Na verdade, o que de “ruim” que nos acontece é fruto da nossa própria natureza, do nosso pecado e todo o bem que nos sucede não pode ser imputado a nenhuma qualidade nossa, somente ao grande amor do Senhor. Que possamos confiar mais no Senhor, saber que no final, Ele colocará suas boas mãos de poder e fará Sua Justiça!

O cap 42, vs 07 começa mostrando que Deus estava falando com Jó.
2ª lição: orando, certamente Deus falará conosco. Que possamos ser mais sensíveis a voz do Espírito Santo e que Ele tenha mais do nosso tempo para ser ouvido.

Colocando todas as coisas nos seus devidos lugares, a continuação do verso 07, cap 42, demonstra a insatisfação de Deus com os amigos de Jó. Mas vejam bem irmãos, se nós formos ler todo o livro mencionado, veremos que seus amigos falaram de Deus para ele, o problema é que diante da recusa de Jó, calaram-se, não tinham argumentos para mostrar que Jó estava errado.
3ª lição: que possamos ler mais a Bíblia. Precisamos conhecer mais da Palavra de Deus para que não sejamos contados como os amigos de Jó, servos que deixaram de dizer o que era reto da parte do Senhor. Há alguns que se conformam em dizer “eu falei, não quis me ouvir, agora não é mais problema meu...”. Não podemos nos conformar que diante da primeira negativa, diante do primeiro argumento contrário, o servo desanime de falar da Palavra. O evangelho está como está (e aqui nem preciso comentar), devido a falta de conhecimento da Palavra de Deus.

Ser mais sensível a operação e a voz de Deus, orar mais e ler mais a Bíblia, se conseguirmos colocar dentro de 2013 essas características em nossa vida, terminaremos este ano bem melhor do que os demais...Que o Senhor nos abençoe.

Foto enviada pela leitora Nerinha - Palma/MG.