quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprendendo com Elcana


I Sm 01: 5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

Elcana tinha duas mulheres. Penina (que tinha filhos) e Ana, estéril. Apesar da condição de Ana, que a época, era sinal de uma mulher não abençoada, a Palavra afirma que Elcana amava e dava uma porção excelente do sacrifício a Ana.

Pense comigo. Assim como Elcana tinha dois compromissos, nós também o temos. Temos o compromisso de zelar pela nossa vida material e espiritual.

Elcana amava Ana mas nem por isso deixava de cuidar de Penina e seus filhos. Infelizmente, o “evangelho” está tomado de pseudo crentes que tem deixado sua vida material de lado. Literalmente, Penina passa fome com eles. Quem não conhece um “crente” caloteiro, mentiroso, que usa palavras torpes, que não cuida da saúde do próprio corpo e põe a culpa em Deus por um infarto aos 30 anos...

Jesus quando citou a parábola do mordomo disse que o senhor foi e deixou TUDO com o mordomo. Daremos conta de tudo, tudo mesmo, até coisas que muitos o tem por irrelevante, como gastos mal feitos, o não cuidado com a saúde do próprio corpo, (afinal de contas, o corpo é templo do Espírito Santo).

Se Penina passa fome com alguns, talvez o maior problema que se enfrenta hoje no evangelho seja o excesso de cuidado com Penina (vida material) e o descaso com Ana (vida espiritual). Há pessoas que desprezam ter uma vida espiritual e vivem única e exclusivamente para trabalho, família, etc. Deus nunca está nos planos ou quando muito, uma vez por semana...

Elcana amava Ana mesmo sendo estéril. Ainda que sua vida espiritual não tenha dado os frutos que você esperava, ainda que persista a enfermidade, o desemprego, não tenha visto a conversão do ente próximo ou quem sabe busque dons espirituais há anos e estes ainda não vieram, fica o conselho, AME sua vida espiritual. Zele por ela. Dê a ela uma parte excelente da sua vida. Assim como é o casamento, dedique parte do seu tempo por ela. Elcana dava uma porção excelente do sacrifício a Ana, dê também a porção excelente do sacrifício de Cristo, que te abriu o sacerdócio universal, para clamar pela sua vida espiritual. Peça renovo na fé, ânimo, dons, fruto do Espírito. Enfim, AME a parte excelente que Deus te concedeu.

6 comentários:

  1. A Paz do Senhor Weslley!

    Aqui é o Douglas de Pouso Alegre ou Visc. Rio Branco.

    E-mail: douglas-dacn@hotmail.com

    Excelente mensagem!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa mensagem.
    Essa escolha é o que Deus quer ver em nossas vidas, Deus sabe que não somos santos, que somos pecadores, mas ele quer ver em nós a atitude, como dizia Paulo, não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço, as vezes pecamos e priorizamos a carne involuntariamente, mas Deus quer ver em nós a atitude, de fazer a boa escolha todos os dias, ainda que por algum momento venhamos a falhar, ele nos perdoa e espera a próxima escolha.
    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Boa contribuição meu caro.

    É verdade, somos falhos e pecadores mas cabe a nós, todos os dias, acordar e nos decidirmos pelo Senhor...

    abs

    ResponderExcluir
  4. Se nos acomodarmos na desculpa :"somos humanos e por isso falhos"....só repetiremos nossos erros.Nosso Deus é misericordioso.....toda honra e glória a Ele...

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Examine pois o homem a si mesmo. Precisamos da ajuda do ES para identificar e melhorar a cada dia.

    abs

    ResponderExcluir